É possível estar na moda e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente? Três modelos dos chamados ecoshoes (sapatos ecológicos), criados pelo estilista Walter Rodrigues, foram feitos de materiais recicláveis selecionados por pesquisadores do Laboratório de Química Industrial de Faculdade de Química da PUCRS.
Retalhos de madeira, casca de coco, chifres e ossos de animais, poliuretano, pintura com metalização a vácuo, retalhos de palmilhas e polímeros ABS foram algumas das matérias-primas utilizadas na confecção dos calçados sociais femininos que roubaram as atenções no evento carioca de moda.
Elas foram escolhidas por serem de fontes renováveis e por terem a capacidade de ser recicladas sem perder suas propriedades originais. “O verdadeiro sentido de inovação é pensar no futuro, construindo projetos que viabilizem e que concretizem um caminho de mudanças na criação de novos produtos. Sustentabilidade deve ser compreendida não mais como um plus na linha de produção, mas sim como uma regra a ser seguida daqui pra frente”, observa Walter Rodrigues, que além de estilista é coordenador do Núcleo de Design e Inovação da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário